Os Quatro temperamentos: Colérico - Parte 1

Para a Psicologia o importante não é o temperamento e sim a personalidade do indivíduo.

É notório que desde os primórdios da ciência o homem busca classificar o ser humano sem, contudo chegar a um resultado satisfatório. Para se entender e compreender corretamente a teoria dos quatro temperamentos deve-se remeter ao passado, a um passado longínquo, distante, até a Idade Neolítica, onde vamos encontrar os povos pagãos daquela época preocupados em se desfazerem dos seus mortos. E eles descobriram que havia quatro maneiras:

1. Cremando - No Fogo
2. Enterrando - Na Terra

3. Afundando - Na Água

4. Expondo - Ao Ar

A se falar que estava descartado nestas maneiras o canibalismo, prática corrente e usual na época, e que era usada exclusivamente como meio para se obter comunhão com os deuses. Posteriormente vamos encontrar, já no século V a.C., Empédocles, filósofo siciliano, curandeiro, auto denominado sábio, e portador de inúmeros outros títulos, sempre auto designados, que formulou a doutrina de que as forças da natureza são quatro:

1. O Fogo
2. A Terra

3. A Água

4. O Ar

Empédocles dizia que tal certeza vinha de suas observações e estudos, o que não torna a teoria fácil de se compreender uma vez que Empédocles parecia sofrer de confusão mental. Mas a doutrina permaneceu através dos séculos e foi mais tarde assumida por Hipócrates, também filósofo e médico em que ele tipificou os quatro temperamentos, da seguinte forma:

1. Colérico
2. Melancólico

3. Fleumático

4. Sangüíneo

Platão ofereceu a sua contribuição classificando psicologicamente em instintivos os quatro tipos:

1.O Intuitivo
2.O Sensorial

3.O Sentimental

4.O Pensativo

Posteriormente Cláudio Galeno, médico romano, relacionou os quatro tipos psicológicos como causas de males e doenças, ligando os mesmos aos quatro fluídos humanos:

1.Bílis amarela
2.Bílis negra

3.Fleuma

4.Sangue

A Astrologia dividiu os doze signos, entre os quatro tipos psicológicos, enfatizando os quatro elementos fogo, terra, água e ar. Os doze signos do zodíaco são divididos entre os quatro elementos:

Signo
Elemento
Temperamento
1.Áries, Leão e Sagitário
Fogo
Colérico
2.Capricórnio, Touro e Virgem
Terra
Melancólico
3.Escorpião, Câncer e Peixes
Água
Fleumático
4.Aquário, Gêmeos e Libra
Ar
Sangüíneo

Comentários