Os Quatro Temperamentos: Colérico - Parte 2

(...) "Isso se relaciona com a idéia da medicina
antiga de que o corpo continha
quatro líquidos ou seivas, a saber: sangue
(sanguis), cholos ou bílis amarela,
melancholos ou bílis negra e fleuma ou
mucosidade. A opinião era que as
diferenças no temperamento das pessoas
dependiam da mistura diferente destes
líquidos. Os temperamentos eram
divididos em quatro categorias ou tipos, segundo
o líquido predominante na
mistura. Assim foram obtidos os temperamentos
sanguínico, cheio de sangue,
ardente, vital, melancólico, escuro, sombrio,
colérico, quente, impetuoso e
o fleumático, frio, vagaroso e preguiçoso."





Os temperamentos foram formulados por Hipócrates (o pai da medicina) seis séculos AC. O sábio médico grego classificava os doentes em quatro tipos, cada um dos quais apresentava uma hipertrofia ou o desenvolvimento excessivo de um sistema ou função. Nossos estados fisiológicos estão estreitamente ligados ao nosso comportamento.No ser humano existem quatro aparelhos anatômicos fundamentais, que são a base para determinar os temperamentos:






O estudo dos Temperamentos torna-se indispensável para a Grafologia, pois corresponde a um estado particular que tem muitas repercussões no caráter e permite um conhecimento mais profundo do ser humano. O termo Temperamento vem do latim "temperamentum" de "tempere", combinar em justas proporções.O temperamento é inato, é o modo de ser que temos constitucionalmente, produzidos pela herança. O indivíduo nasce com um temperamento determinado que está também ligado à sua fisiologia.



TODOS NÓS TEMOS OS QUATRO TEMPERAMENTOS,COM GRADUAÇÕES E PREDOMINÂNCIAS DE ALGUNS.



Todos nós temos qualidades e defeitos, portanto não podemos analisar uma pessoa na sua totalidade sem conhecer profundamente a teoria dos Temperamentos, a Grafologia, as características da grafia que determinam o Temperamento Dominante e a proporção de cada um deles. É necessário especificar que não existe nenhum temperamento em estado puro, sempre há um que domina, sendo muito difícil apresentarmos dois deles numa mesma equivalência. Cada um de nós possui a sua própria dosagem.



Vou descrever no proximo post o Temperamento no qual (acredito) que me encaixo relacionando-o à grafologia: o Colérico.

Comentários