Juno



Juno

Enquanto a maioria das garotas do colégio está atualizando as páginas do MySpace ou fazendo compras no shopping, Juno é uma adolescente de Minessota que vive sua própria vida, até que uma típica tarde entediante torna-se uma aventura [torna-se uma aventura??] quando Juno decide transar com o charmoso e discreto Bleeker (Michael Cera) discreto eu concordo, mas trocaria tranquilamente o charmoso pelo engraçado]. Quando descobre que ficou grávida [e essa é uma das melhores cenas do filme, pois além de se descobrir gravida ela também confirmou que possui um bom par de rim], Juno e sua melhor amiga Leah (Olivia Thirlby) bolam um plano para encontrar os pais perfeitos para o futuro bebê. É então que elas encontram Mark e Vanessa Loring (Jason Bateman e Jennifer Garner), um abastado casal quepretende adotar seu primeiro filho. [mas sempre vem a duvida de que o cara é pedófilo ou não].

Felizmente, Juno tem o apoio do pai e da madrasta (J.K. Simmons e Allison Janney). Depois do choque inicial de que sua filha já tem uma vida sexual com o nada viril Bleeker, a família se une para ajudar Juno. Seu pai, Mac, acompanha Juno para avaliar os possíveis pais adotivos e se certificar de que eles não são um casal de lunáticos, enquanto Bren, a madrasta, oferece apoio emocional a Juno, que enfrenta os preconceitos de uma gravidez prematura. Mas conforme Juno se aproxima do fim da gravidez, a vida supostamente idílica de Mark e Vanessa começa a dar sinais de que não é o que parecia.

Com o passar das estações, as mudanças físicas de Juno refletem seu crescimento pessoal, e com uma capacidade destemida de compreensão muito diferente das angústias de uma adolescente comum, Juno acaba enfrentando seus problemas de frente, mostrando uma juventude inesperada, exuberante e inteligente.


No geral é um bom filme, eu gostei muito. Como eu ouvi nas varias chamadas na epoca do lançamento Juno é o novo Miss Shusine (filme o qual não vi e portanto não posso falar nada). Valeu as indicações ao Oscar - mesmo sabendo que nunca iria tirar o de melhor filme de Onde os fracos não tem vez - o que me faz lembrar da trilha sonora, leve e animada nos momentos precisos e com a devida carga de emoção que as cenas mais "tensas" exigiam. (e por sinal se alguem tiver a trilha sonora do filme, me mande para baixar).

As mudanças de estação foi uma boa sacada, pois apesar da ideia de amadurecimento que os adolescentes tem de passar já ser meio batida no filme isso é feito com uma leveza e inocência que ao meu ver parece perdida nos blockbusters (acho que assim que se escreve) atuais...
Uma cena legal que varios deve ter comentado é quando Juno descobre que os bebês tem unha (e isso a leva desistir do aborto), são pois mostra como certos detalhes ás vezes irrelevante pode fazer uma grnade diferença...

A unica critica que coloco é o fato que Juno é a situção perfeita, pois duvido muito que a maioria dos fatos ali teria chances de ocorrer, se a familia não fosse bem resolvida, se a menina não tivesse uma mente bem formada para idade dela, se a escola (e sociedade local em que ela vivia) não beirasse a perfeição... se vc não entendeu nada do que disse neste paragrafo repara que não filme as ruas são muito limpas... onde encontramos lugares tão bons assim, a unica sujeira que se encontra são as folhas das arvores que caem não chão?

Mas independente dos (pouquissimos) defeitos do filme,
Juno é um filme muito bom e que eu recomendo a assistir...


Comentários