Os Quatro Temperamentos: Colérico - parte 3

Claro que guardando as devidas proporcões vejo muito coisa que realmente combina comigo em relação as caracteristicas da personalidade e profissional descritas abaixo. Uma outra coisa não é igual, pois para qualquer um que lê esse tipo de texto deve ter em mente que não é uma biblia ou manual de instrução, ou mesmo que o significado do que está escrito é liquido e certo.


Temperamento Bilioso ou Colérico
:: Ana Cecília Amado Sette ::


Cólera é a palavra grega para bílis, e colérica é a pessoa ativa, cheia de energia, empreendedora. Quando a grafia é negativa, o colérico é passível de acessos de raiva e irritação, aí teremos o Biliosão. Falando em colérico, logo pensamos em cólera, que significa raiva. Realmente o humor (gênio, temperamento, índole, caráter, disposição de espírito) deste temperamento é o mais "esquentado", mas isto não quer dizer que a pessoa seja má ou raivosa, mas que ela tem muita energia para gastar.

Tipo físico do bilioso:
O bilioso possui um perfil com linhas verticais e robustas, rosto retangular com traços duros e bem marcados, parece rude, nariz quadrado e pontiagudo, olhos severos, geralmente castanhos, olhar expressivo e penetrante, com traços angulosos. O nariz desenha uma convexidade acentuada em sua metade inferior, onde o lóbulo forma uma prega dupla mais ou menos sobre sua base. Denota um controle e um domínio reflexivo, uma conduta regida pela vontade, um modo de atuar enérgico e tenaz. O tórax e o abdômen são bem delineados, braços e pernas largos e compridos (quando compra camisa, fica curta!). Geralmente magro, cabelos escuros e abundantes. Sistema piloso bem desenvolvido. A linha da boca é horizontal, os lábios esmagados. Pulso rápido, coração pequeno e vasos estreitos, o que lhe acelera a circulação.

Características da personalidade:
Como diria Vels: é um ser irradiante como o sangüíneo, mas no plano intelectual com ponderação e medida. Sua energia manifesta-se por resoluções inquebrantáveis (decidiu, está decidido e pronto!). Rápido nas decisões (principalmente pela sua impulsividade), perseverante, se tomar uma decisão mental, não discute mais, está resolvido. É um metódico que planeja não só sua intervenção como a forma e o momento. De sua vontade tenaz resultam dois sentimentos: a dignidade e o desprezo pelos que fracassam. É exigente com os demais porque o é consigo mesmo. É de caráter sério, sóbrio, concentrado, reflexivo e raciocinador. O tipo mais puro é lacônico, simplifica seus gestos, palavras exercendo um domínio constante sobre seus nervos e emoções. Sua vitalidade é forte. A sociabilidade é um meio para alcançar um fim.
Se praticar esportes, acaba querendo competir, nem que seja consigo mesmo: "hoje eu fiz isso em tanto tempo, amanhã vou fazer mais rápido". Em tempos antigos, o colérico seria um guerreiro, um cavaleiro, mas hoje em dia tudo o que não for relativamente inócuo ou controlado pelo governo é socialmente inaceitável. A questão principal, de qualquer modo, é que o colérico precisa de atividades que envolvam o dispêndio de energia.
A imagem de Russel Crowe em Gladiador revela um exemplo do temperamento bilioso.
Sente-se facilmente estimulado quando necessita trabalhar como as mãos ou com as pernas. Tem tendência a descarregar as suas emoções em atos, palavras e manifestações grandiosas e expressivas.
Sua facilidade de contato lhe proporciona amigos em todas as partes. Sua afabilidade e agradável trato o fazem uma pessoa simpática e atrativa. Necessidade de ser aclamado e sentir-se importante em todos os lugares que transita. Tendência a ver as pessoas, os fatos e as coisas segundo lhe inspirem simpatia ou repulsão.
Devido à sua vaidade sente-se estimulada sempre que possa rivalizar com os demais em seu trabalho, nos esportes e nas questões sociais de qualquer esfera. Sua finalidade é alcançar o topo, brilhar dentro do grupo social ou profissional, mais que qualquer outro. Busca cargos, honrarias e projeção social. Gosta de mostrar ostentação.
Sua memória é mais visual do que auditiva. Retém pouco as conversações; os discursos o comovem, mas não ficam fortemente gravados em sua memória, todavia recorda com grande facilidade imagens e impressões visuais.

Características profissionais:
Possui inteligência objetiva, prefere o concreto ao abstrato. Sabe decidir e tem boa capacidade de comando. É um lutador que não desiste da luta nem perante os fracassos. Atua sem necessidade dos demais. Sua atividade é intensa, organizada, dirigida pela razão. Distribui suas tarefas e as realiza com regularidade, mas conforme sua vontade. Disciplinado e organizado em suas tarefas, metódico, rege sua conduta por rígidos princípios morais. No trabalho apresenta ordem, perseverança, concentração e eficácia. Não perde tempo com minúcias. Tem capacidade de mando. É voltado ao futuro, perseverante, enfrenta os problemas.
Disciplinado, organizado, metódico e sistemático nas suas tarefas, rege sua conduta por sérios princípios morais de respeito aos demais e seus bens.
Possui memória mediana e uma inteligência brilhante, objetiva e positivista, que prefere o concreto ao abstrato. Senso prático. Detesta a análise dos pormenores superficiais, vai à essência, buscando a síntese e a razão das coisas. Atua sem a necessidade dos demais. Capacidade para mandar e dirigir.

Para motivar o bilioso:
Convém mostrar-lhe a hierarquia do cargo, a finalidade e o alto valor da tarefa que ele irá realizar realçando a sua posição em relação às pessoas com as quais irá trabalhar. O bilioso gosta de fatos concretos, precisos, exatos e atua com seriedade. Venha sempre com uma alternativa.

A criança de Temperamento do bilioso:
A criança Biliosa: o seu ponto forte é a cólera e seu caráter teimoso e irredutível, embora muitas vezes não os exteriorize. Quando as coisas não saem conforme os seus desejos e como estes são apoiados numa vontade forte, a sua contrariedade é tão forte quanto o desejo. Tem um arraigado sentido de justiça. É responsável. Sabe se impor com facilidade, pois dentre os temperamentos é o mais firme. Tem muita energia e até sem ninguém pedir, torna-se líder do grupo. Gosta da liderança, mas se não o seguirem estoura, pois tem os nervos à flor da pele.
Suas manifestações de raiva são guardadas por algum tempo e é por isso que é considerado um rancoroso. É muito trabalhadora e é por ai que é canalizada a saída de suas tensões. Gosta que a admirem.
Não é influenciável, é pouco imaginativa. Sabe chegar melhor ao fundo das questões. Tem a tendência a problemas hepáticos.
As manifestações gráficas são: muitos ângulos, as letra "g", "p", "q", "f", "z", tem as laçadas largas principalmente se for esportista. As barras dos "t" são bem centradas, curtas e firmes como conseqüência de uma vontade equilibrada.

A mulher biliosa:
Apresenta forte espírito de liderança, é líder de grupos femininos, boa anfitriã, secretária executiva, participa de competições esportivas, presidente de associações de Pais e Mestres, administradora, pode ser insensível aos problemas dos outros, líder de movimentos pioneiros, alta funcionária de banco.

A grafia do bilioso:
Firme, rápida, ordenada, sóbria (sem enfeites), concentrada, apoiada, acerada, traços em cruz, cortante, profunda, em relevo, massiva, precisa, constante, apoiada, angulosa, ligada ou desligada retilínea ou ascendente.
Ritmo homogêneo, ordem regular. Constante. O tamanho da letra é de média para pequena, sem preocupação com a estética. A inclinação é reta ou vertical . Velocidade rápida e geralmente não agrada a primeira vista, apesar de produzir uma impressão de energia, resistência e força. As barras dos "t" são curtas, regulares, colocadas acima das hastes. Os finais das palavras são curtos, assinatura é freqüentemente ascendente.

Exemplos de grafia do bilioso:

Comentários

Postar um comentário

Fala aí o que você tá pensando..