SIMBOLISMO DO QUATRO |
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Compilação de Constantino K. Riemma |
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A idéia do quatro aparece quase sem exceção na mitologia, na religião e na arte das diversas culturas: seja o tempo (as quatro estações) ou seja o espaço (os pontos cardeais), inclusive as alegorias (os quatro rios do Paraíso). A organização do mundo é essencialmente quaternária. |
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O nosso tempo é sempre medido em quatro etapas: |
| o dia e suas quatro referências: aurora, meio-dia, pôr-do-sol e meia noite; |
| o mês lunar e suas quatro fases, Lua Nova, Crescente, Cheia e Minguante; |
| o ano e as quatro estações: primavera, verão, outono e inverno. |
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O nosso tempo é sempre medido em quatro etapas: |
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O quaternário fala da ordem terrestre e da organização racional. Ele "tem um fundamento estatístico: o quadrado é a forma mais utilizada pelo homem", diz Cirlot. Os quatro elementos, na linguagem dos antigos ensinamentos, constituem o conjunto básico da materialidade com a qual se constroi o universo. Fogo, Terra, Ar e Água, combinados com as três forças primordiais, compõem o os doze signos do zodíaco. Na simbologia dos números, vemos claramente a marca do quaternário nas duas operações elementares que pode realizar com o ternário: | |  |
| Zodíaco de Barthelemy, l'Anglais, França, Le Mans, séc. XV
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| 4 + 3 = 7 (os dias da semana, os planetas tradicionais da astrologia) |
| 4 x 3 = 12 (meses, signos zodiacais, tribos de Israel, apóstolos de Cristo) |
| 4 – 3 = 1, ou seja, por subtração, retorna à unidade. |
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Os quatro elementos |
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Para os gregos e para a maior parte das tradições ocidentais, os elementos são em número de quatro: água, ar, fogo e terra. Eles não são irredutíveis entre si; transformam-se uns nos outros. |
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Nos ensinamentos da tradição grega, os quatro elementos, fogo, terra, água e ar, resultam da combinação das quatro qualidade primordiais: quente, seco, frio e úmido. |
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No plano interior e espiritual, há também um atributo próprio a cada elemento. O fogo (e vale para o naipe de Paus) é considerado como o elemento motor, que anima, transforma, que faz evoluir de um para outro os três estados da matéria: sólido (terra), líquido (água) e gasoso (ar). O ser de fogo, por exemplo, simboliza o agente de toda evolução. Em outros contextos simbólicos, a imagem do ar (naipe de Espadas) está na base de uma psicologia ascensional, evolutiva, que tem seu sentido no alçar vôo e na queda. Cada elemento pode ainda ser associado a um conjunto de condições dadas à vida, numa visão evolutiva, na qual o desenrolar do ciclo tem início com o primeiro elemento (Água, naipe de Copas), para terminar com o último (Terra, naipe de Ouros), passando pelos termos intermediários (Ar e Fogo, naipes de Espadas e Paus). |
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Tem-se, assim, uma ordem quaternária na: |
| natureza: inverno, primavera, verão e outono; meia noite, nascer do dia, meio dia, pôr-do-sol; |
| temperamentos: linfático, sangüíneo, bilioso, nervoso; |
| tipos junguianos: sentimento, pensamento, sensação, intuição; |
| etapas da vida humana: infância, juventude, maturidade e velhice, etc. |
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Na iniciação maçônica, começa-se por sair da Terra (naipe de Ouros), passando-se a seguir por purificações pelo Ar (naipe de Espadas), pela Água (naipe de Copas) e pelo Fogo (naipe de Paus). Liberta-se, passo a passo, da vida material, da Filosofia e da Religião para finalmente alcançar a Iniciação pura. Na mística sufi, as etapas de evolução são apresentadas numa relação exatamente oposta: deve-se deixar a realidade ilusória (ar), queimar dentro de si as imagens (fogo), apreender a divina realidade no que ela tem de mais fluido e impreciso (água) e finalmente fundir-se na total e única realidade, divina, verdadeiramente sólida (terra). | |  |
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Resumos |
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São apresentados, abaixo, alguns quadros que ajudam a dar uma visão de conjunto das relações do quaternário em diferentes linguagens simbólicas.
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Os Quatro Elementos: Tarô e Astrologia |
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Elemento | Naipe | Figura | Signo Fixo | Fogo | Paus | Rei | Leão | | Água | Copas | Dama | Escorpião | | Ar | Espadas | Cavaleiro | Aquário | | Terra | Ouro | Valete | Touro | |
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Os Quatro Elementos: Esoterismo cristão e Kabbalah |
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Elemento | Plano | Evangelista | Mundo da Kaballah | Letra hebraica | Fogo | Espiritual | Marcos | Emanação | Yod | | Água | Mental | João | Criação | He | | Ar | Astral | Mateus | Formação | Vau | | Terra | Físico | Lucas | Manifestação | He | |
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 | | Fogo-Paus: energia irradiante, excitável. Exuberância e entusiasmo. Vigor. Autoconfiança e identidade. Direção consciente do poder da vontade. Liberdade de expressão e ingenuidade. (-) Turbulência, exagero, imprudência, auto-indulgência. Tipo: intuição. Temperamento: colérico (bilioso). Gênios: as salamandras, que podem ser controlados pela serenidade.
|  | | Terra-Ouros: energia de provisão e sustentação. As formas, os sentidos físicos e a realidade concreta. Paciência, disciplina e eficiência. Aquisição, retenção e autoproteção. (-) apego à rotina, materialismo, imobilidade. Tipo: sensação ou percepção. Temperamento: melancólico. Gênios: os gnomos, que podem ser controlados pela generosidade jovial. |
 | | Ar-Espadas: mundo das idéias arquetípicas e das relações. Pensamentos e teorias. Descobertas e invenções. Racionalidade e imparcialidade. Cooperação, flexibilidade. Penetração, respiração, "prana". (-) excentricidade, instabilidade, superficialidade. Tipo: pensamento. Temperamento: sangüíneo. Gênios: os silfos e sílfides, que podem ser controlados pela constância.
|  | | Água-Copas: Energia de preservação, proteção e segurança. Emoções e sentimentos. Intuição e sensibilidade psíquica. Empatia e ajuda. Imaginação. Absorção. Percepção dos anseios da alma. (-) ressentimento, desconfiança, timidez. Tipo: sentimento. Temperamento: fleumático (linfático). Gênios: as ondinas, que podem ser controladas pela firmeza. |
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