Os Quatro Temperamentos - Colérico - parte 5

KOSEI

OS QUATRO TEMPERAMENTOS

(Por Jordan Augusto)



Em pesquisa com as teorias aplicadas ao estudo dos temperamentos, dentro do O-Chikara, percebemos o inconsciente coletivo e estabelecemos uma analogia com a teoria apresentada por Hipócrates.

Apresentaremos aqui os tipos de temperamento e força de sua atuação. Em um próximo artigo apresentaremos as fraquezas encontradas em cada analogia.

Mais de 400 anos antes de Cristo, Hipócrates, o brilhante médico e filósofo grego, expôs a teoria de que há, basicamente, quatro tipos de temperamento. Erroneamente, julgou ele que esses quatro tipos de temperamento fossem resultado de quatro fluidos orgânicos que predominavam no corpo humano: "sangue", "bílis" ou "bílis colérica"; "melancolia" ou "bílis melancólica"; e "fleuma". Hipócrates deu aos temperamentos que eram indicados pelos fluidos, os quais ele julgava fossem sua origem, os nomes de: Sanguíneo - sangue; Colérico - bílis colérica; Melancólico - bílis melancólica; Fleumático - fleuma. Para ele, essas denominações sugeriam os seguintes tipos de temperamento: jovial, enérgico, desanimado e fleumático.

A concepção de que o temperamento seja determinado por um fluido orgânico foi superada, há muito tempo, mas por estranho que pareça, a quádrupla classificação de elementos é ainda amplamente utilizada. A psicologia moderna tem dado muitas sugestões novas para a classificação de temperamentos, mas nenhuma encontrou maior aceitação do que aquelas do venerável Hipócrates. Talvez a mais conhecida das classificações modernas seja a dupla divisão em "extrovertido" e "introvertido". Essas duas não oferecem uma divisão suficiente aos nossos propósitos. Portanto, apresentaremos a quádrupla descrição de temperamentos de Hipócrates.

Para o O-Chikara, essas quatro personalidades básicas humanas são:

· Kujin (corresponde à "sanguínea" de Hipócrates)
· Chijin (corresponde à "melancólica" de Hipócrates)
· Hijin (corresponde à "colérica" de Hipócrates)
· Suijin (corresponde à "fleumática" de Hipócrates)

Deve-se estar atento que os quatro temperamentos são os básicos. Nenhuma pessoa é padrão de um único temperamento. Temos 4 avós, e todos contribuem de alguma forma, através do gens, para a formação do nosso temperamento. Eles podem ser todos de temperamentos diferentes, embora, normalmente, um deles tenha predominância sobre os outros. Há graus variados de temperamento. Por exemplo, um indivíduo pode ser 60% kujin e 40% chijin. Outras pessoas são uma combinação de mais de dois, possivelmente de todos os quatro: 50% kujin, 30% hijin, 15% chijin e 5% suijin. É impossível se determinar proporções e combinações, mas isso não é importante. O que tem importância em nossos propósitos é determinar a sua espécie de temperamento.

Existe um perigo na apresentação desses 4 tipos de temperamento; alguns indivíduos ficarão tentados a analisar seus amigos e a pensar sobre eles dentro da estrutura: "que tipo é ele?". Este é um sistema precário e desmoralizante. Nosso estudo de temperamentos deve ser exclusivamente para auto-análise, exceto para nos tornar mais compreensivos em relação às fraquezas naturais e aos defeitos do próximo.

HIJIN

Hijin é o temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Muitas vezes é auto-suficiente, e muito independente. Sua tendência é ser decidido e teimoso, tendo facilidade em tomar decisões para si mesmo assim como para outras pessoas.

A pessoa hijin floresce na atividade. Na realidade, para ele, "a vida é atividade". Não precisa ser estimulado pelo meio em que vive, ao contrário é ele quem estimula seu ambiente com idéias, planos e ambições infindáveis. A sua atividade não é sem objetivo, já que possui um cérebro perspicaz e prático, capaz de tomar decisões instantâneas mas perfeitas ou estruturar projetos lucrativos de grande alcance. Não vacila sob a pressão do que os outros possam pensar. Toma uma atitude definida diante de problemas e muitas vezes encontramo-lo em campanhas contra injustiças sociais ou situações prejudiciais à moral.

Não se amedronta diante das adversidades; de fato, elas têm o dom de encorajá-lo. Possui uma firmeza inabalável e freqüentemente obtém sucesso, onde outros fracassam, não porque seus planos sejam os melhores, mas porque ainda "continua insistindo" quando os outros já desanimaram e desistiram. Se existe alguma verdade no ditado "Os Chefes nascem, não são feitos", então ele é um chefe nato. A natureza emocional da pessoa hijin é a parte menos desenvolvida do seu temperamento. Ele não se compadece facilmente dos outros, nem demonstra ou expressa compaixão com espontaneidade. Muitas vezes se encabula ou fica constrangido com as lágrimas alheias. Pouco aprecia as belas artes; seu interesse primordial é para com os valores utilitários da vida.

É hábil em reconhecer oportunidades e igualmente capaz de discernir o melhor meio de fazer uso delas. Possui um cérebro bem organizado, embora, geralmente, os detalhes o aborreçam. Não é dado à análise, prefere uma avaliação rápida e quase intuitiva; portanto, tende a encarar o objetivo pelo qual está trabalhando sem ver as armadilhas e obstáculos latentes em sua trajetória. Uma vez dirigindo-se a determinada meta pode esmagar indivíduos que bloqueiem seu caminho. Possui a tendência de ser dominante e tirânico e não hesita em utilizar-se das pessoas para atingir seus fins. Muitas vezes, é considerado um oportunista.

Quando já adulto, é difícil para a pessoa hijin alcançar a religiosidade devido à sua atitude de auto-suficiência e de sua vontade férrea. Mesmo após ter-se tornado um religioso, este espírito torna-lhe difícil confiar efetivamente em um Deus na vida cotidiana.

Muitos dos grandes generais e líderes mundiais foram hijin. Ele pode vir a ser um bom gerente, planejador , produtor ou ditador, e até um criminoso, dependendo dos seus padrões morais. Tal qual o kujin, o hijin é, geralmente, um extrovertido, embora com menor intensidade.

Geralmente, o hijin é um indivíduo autodisciplinado de forte tendência à autodeterminação. É muito confiante em sua própria habilidade e muito agressivo. É um homem "constantemente em movimento" mas diferentemente da atividade do Sanguíneo a sua é bem planejada e plena de significado. Tendo se decidido a iniciar um projeto possui capacidade de seguir acirradamente em uma determinada direção. Poder-se-ia dizer acertadamente sobre ele: "Isso aqui eu faço". Sua coerência de propósitos resulta, freqüentemente, em métodos ou planos melhores do que os outros, mas, na realidade, seu sucesso é fruto de sua determinação e persistência e não da superioridade de planejamento.

O temperamento hijin se interessa quase que exclusivamente pelos aspetos práticos da vida. Para ele, tudo é considerado à luz de seu aspeto utilitário e se sente extremamente feliz quando trabalha num projeto. Tem aguçado raciocínio para organização, mas considera penoso o trabalho gasto em detalhes. Consegue rapidamente avaliar uma situação e encontrar a solução mais prática, Como médico, é o ideal para trabalhar na equipe de ambulâncias onde o tempo é vital em caso de atendimentos de emergência. Muitas de suas decisões são tomadas mais pela intuição do que pelo raciocínio analítico.

O hijin tem fortes tendências para a liderança. Sua vontade poderosa tende a dominar um grupo, ele é um bom conhecedor das pessoas, rápido e ousado em emergências. Não só aceitará prontamente a liderança que lhe é confiada, como também muitas vezes, será o primeiro a se apresentar como voluntário para conquistá-la. Ele é o indivíduo tipicamente conhecido como "nascido para dirigir". Se não se torna demasiadamente arrogante ou autoritário os outros reagirão bem sob sua proveitosa direção.

A concepção de vida do hijin, baseada em sua inata sensação, de autoconfiança é quase sempre otimista. Tem tal espírito de aventura que é mesmo capaz de abandonar uma situação estável pelo desafio do desconhecido. Possui um espírito pioneiro. Quando analisa uma situação, não enxerga as armadilhas ou as dificuldades latentes, mas mantém os olhos exclusivamente voltados para o objetivo. Tem uma confiança inabalável de ser capaz de vencer quaisquer dificuldades que surjam, não importam quais sejam. A adversidade não o esmorece, muito ao contrário, o estimula em seu anseio e o torna ainda mais decidido a atingir o seu objetivo.

Comentários

  1. pode ser tambem,precipitado,imaturo e irredutivel;ao ponto de nao pensar nas consequencias de suas açoes.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala aí o que você tá pensando..