10.000 AC


O filme ocorre no Holoceno! Além de mamutes e dentes-de-sabre, existiam cavalos. O homem vivia de forma organizada e a agricultura era conhecida! O fato mais exagerado é a presença da civilização egípcia (3.200ac), porém no filme é uma pré-cultura egípcia (quem sabe, né?!), tanto é que é dito no filme:"alguns dizem que eles vieram das estrelas, outros do fundo do mar", alusão é claro aos deuses astronautas e a civilização de Atlântida!Um pouco de ficção não faz mal pra ninguém, né?!
[comentario retirado do youtube; deixarei anônimo, pois esqueci de pegar o nme do caboclo]


Um filme do mesmo cara que criou Independe Day e O dia depois de amanhã, 10.000 AC é uma história que se passa no ano 10.000 antes de Cristo, quando uma tribo pouco evoluída em termos tecnológicos é atacada por outra maior e bem mais poderosa.
Uma das tribos têm uma lenda de que alguém de fora virá para salvá-los. A outra acredita que alguém de fora virá para destruí-los.

E é nesse comflito simples e carregado em crenças e religiões - conceito mais do que enraizado no ser humano - que o flme tem o seu poder .O heroi do filme marcado pela vergonha do pai que aparentemente fugiu da tribo (mas que na verdade se cansa de esperar as profecias se cumprirem e preferem ele mesmo fazer a parte dele) e pelo amor da mina mais bonita da aldeia (que por sinal é sequestrada pela tribo conquistadora) faz as coisas acontecerem...

O cara passa de pária, medroso, mentiroso, esperança, lider, unificador, libertador (e até ressucita!); porém reuni todos os elementos presentes em contos fantasticos, lendas e folclores. - Talvez foi um dos motivos que tenha gostado tando do filme...
Sei que estou fazendo essa resenha a toque de caixa, mais recomendo assistir o filme, o roteiro é bem feito e não tem pontas soltas (mesmo não sendo excepcional); as imagens são maravilhosas (caramba a cena da caça do mamute e o D'Leh conversar com um tigre dentes de sabre, vale muito a pena!) e me fazem lembrar muito do filme Apocalipto, do Mel Guibson - que viu entende o que eu quero dizer.




Para que quiser saber mais:
http://www.10000ac.com.br/

Comentários