Fronteiras do Universo: A Bússola Dourada



Sinopse: A jovem Lyra vive uma vida desregrada e divertida com seu daemon Pantalaimon e seus amigos da Universidade Jordan. Quando seu amigo Roger, o ajudante de cozinha, desaparece e tal fato é precedido de diversos outros desaparecimentos estranhos de crianças, Lyra se embrenha numa complica missão para salvar seus amigos e também seu tutor, Lorde Asriel.

A Bússola Dourada (Northern Lights) é o primeiro volume da saga Fronteiras do Universo, publicada pelas editora Objetiva. A obra vai ganhar os cinemas no próximo natal, numa adaptação que trará Nicole Kidman no papel da sórdida Sra. Coulter. Por isso a editora acaba de colocar no mercado uma nova edição da série, alterando seu nome para A Bússola de Ouro, que será o título do filme por aqui.

O livro conta as aventuras da jovem Lyra, uma líder natural, que se envolve num intrincada busca para resgatar seu amiguinho Roger. Tal missão a leva a viajar pelo mundo ao lado de gípcios (espécie de ciganos do livro), bruxas, ursos de armadura e crianças perdidas. Trata-se de um relato emocionante e recheado de aventuras.

Philip Pullman faz uma narrativa construída com maestria e com um clímax bem executado. A história é leve mas sem deixar de mostrar coisas como batalhas e ferimentos que vertem sangue quando eles acontecem. Por isso é capaz de seduzir adultos e crianças, seu principal público alvo. Há uma pequena nota explicativa nas primeiras páginas que o mundo da trama é semelhante ao nosso só que com pequenas diferenças. Tais discrepâncias são contadas aos poucos no livro, a medida que Lyra as vai descobrindo. Um detalhe interessante é que todos os seres humanos tem um companheiro animal mágico intitulado daemon e que os acompanham o tempo todo. Odaemon são um elemento importantíssimo do livro.

A tal Bússola Dourada do título é um item mágico que ajuda Lyra em sua missão. Todos estão atrás de seu tesouro, como é comum em muitas histórias de fantasia, por exemplo o anel em o Senhor dos Anéis. A Bússola é importante para a mitologia da saga e provavelmente continuará a aparecer nos próximos livros.

A edição da Objetiva está muito satisfatória. O trabalho da tradutora Eliana Sabino é ótimo, acrescentando notas de rodapé toda vez que uma palavra traduzida pode ser controversa. Algo que falta, por exemplo, nas edições brasileiras de Harry Potter.

O maior porém fica por conta da nova edição que, espertamente, utiliza imagens do filme para ilustrar a capa, jogando fora o excepcional trabalho anterior da Pós Imagem Design.

Resenha do site: http://www.homemnerd.com/resenha.php?id=2233


Serviço:

Fronteiras do Universo: A Bússola Dourada

Autor: Philip Pullman

ISBN: 97-8857-3028-42-3

Editora: Objetiva

Ano: 2007


Comentários

  1. mais do que comentar esse post específico eu vim aqui agradecer suas sucessivas visitas, sempre com comentários procedentes...também venho agradecer o link que vc estabeleceu com meu blog... estou retribuindo... abraço e volte sempre...

    ResponderExcluir
  2. ei Brício!! dando o ar da minha graça só pra não perder o costume... ¬¬ rsrsrs!!

    que feliz ver vc!!!!

    bjuss!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala aí o que você tá pensando..