Aida

assistir Aida foi a forma que encontrei de presentear a Jenifer no aniversario dela - de quebra aumentar mais um pouco o meu gosto por opéra




Aida é uma ópera trágica em quatro atos com música de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislazoni. Sua estréia mundial aconteceu na Casa da Ópera, Cairo, em 24 de dezembro de 1871. A obra foi composta por encomenda de Ismail Paxá (vice-rei do Egito) para celebrar a abertura do canal de Suez. O enredo baseia-se em uma história sugerida pela egiptóloga francesa Mariette Bey e redigida em francês por Camille du Locle. Situada no antigo Egito, a ópera gira em torno do guerreiro Radamés e das duas mulheres que o amam: a princesa egípcia Amnéris e sua escrava etíope Aida, que dá nome ao espetáculo.

A história tem início quando o sumo-sacerdote Ramfis informa a Radamés, capitão da guarda egípcia, que os etíopes cobiçam o Egito e diz a ele que, segundo a deusa Ísis, Radamés deveria comandar os exércitos egípcios para defender o território. Radamés sonha ser o escolhido e idealiza uma volta vitoriosa da batalha para oferecer o seu triunfo à sua amada Aida. Amneris, filha do faraó, percebe a alegria do general e suspeita que o motivo de tanto ânimo não seriam somente os sonhos de glória no campo de batalha. Mesmo sabendo que o coração de Radamés pertence a outra mulher, provavelmente a sua escrava Aida, Amneris finge um grande carinho pela jovem etíope. Quando os conflitos entre Egito e Etiópia realmente começam, o faraó egípcio anuncia que Radamés realmente é o escolhido para comandar as tropas contra o exército invasor. Aida, entretanto, sente-se extremamente dividia entre seus sentimentos por Radamés e por seu pai e compatriotas, que irão se enfrentar na batalha.

A partir daí, o público passa a acompanhar de perto uma emocionante história de amor, guerra, traição e vingança. Uma das maiores montagens de óperas já vistas, e que chega a envolver mais de 500 pessoas, entre produtores, artistas e músicos.



e gravaram!... fizeram o que eu não tive coragem...



---
Aida, Otelo e Falstaff são consideradas as três obras primas de Verdi. Embora o compositor tenha se tornado mundialmente conhecido por Rigoletto, Il Trovatore e La Traviata. (já vi Falstaff, aliás foi a primeira ópera que assisti na vida, agora falta Otelo)

Comentários