O Ladrão de Raios



"Uma fábula de heroísmo no compasso de uma mussão desenfreada, questinando a realidade de nosso mundo, a familia, a amizade e a lealdade"
(Kirkus Review)

E se os deuses do Olimpo estivessem vivos em pleno século XXI? E se eles ainda se apaixonassem por mortais e tivessem filhos que pudessem se tornar heróis? Segundo as lendas, a maior parte deles, marcados pelo destino, dificilmente passa da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.


"Uma aventura moderna que levará os leitores a ansiar pela próxima ação do protagonista"
(School Library Journal)

Percy Jackson está par ser expulso do colégio interno... de novo. É a sexta vez que isso acontece. Aos 12 anos, esta é apenas uma das ameaças que pairam sobre esse garoto, além dos efeitos da síndrome de déficit de atenção, da dislexia... e das criaturas fantasticas e deuses do Monte Olimpo, que, ultimamente, parecem estar saindo dos livros de mitologia grega do colégio para a realidade. E, ao que tudo indica, estão aborrecidos com ele.
Vários acidentes e revelações inexplicaveis afastam Percy de Nova York, sua cidade, e o lançam em um campo de treinamento muito especial, onde é orientado para enfrentar uma missão que envolve humanos diferentes - metade deuses, metade homens - além de seres mitológicos. O raio-mestre de Zeus fora roubado, e é Percy quem deve resgatá-lo.
Com a ajuda de novos amigos - um sátiro e a filha de uma deusa - Percy tem dez dias para reaver o intrumento de Zeus, que representa a destruição original, e restabelecer a paz no Olimpo. Para conseguir isso, precisará fazer mais que capturar um ladrão. Terá de encarar o pai que o abandonou, resolver um enigma proposto pelo Oráculo e desvendar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


"Repleto de bem-humoradas alusões à mitologia grega junto com sequencias de tirar o fôlego, este livro é realmente brilhante"
The Horn Book Magazine

Alguns podem chamar esse livro de "o novo Harry Potter", mas seria superficial demais ficar apenas nisso. É clara a semelhança entre as duas histórias, mas é maior as diferenças.
Percy Jackson não conchece o pai e inicia o livro se tornando orfão (diferente de Harry, que sempre foi órfão. Ambos descobrem seus poderes na pré adolescencia (Harry, um bruxo e Percy, um semi-deus).
Também possui inimigos querendo mata-lo e forma um trio de amigos com Annabeth e Grover (igual à Harry, Roni e Hermione). Além de possuirem "uma missão" à ser cumprida.
Outras tantas pequenas semelhanças podem ser apontados, mas a maior diferença é que Percy Jackson, ao contrário de Harry, não é um garoto com medo e cheio de dúvidas. E são essas características de Percy que aliada a toda Mitologia Grega trazida para o mundo de hoje que forma o trunfo da série Os Olimpianos.
Rick Riordan escreveu um livro infanto/juvenil, que adultos também podem ler (é sempre bom lembrar disso), que consegue ser empolgante e envolvente ao mesmo tempo que consegue dar um novo frescor a "antiga mitologia grega".
Leitura altamente recomendável! E que venha a continuação: Mar de Monstros


SERVIÇO
O Ladrão de Raios (Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Um)
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-98078-39-7
Editora: Intrinsica
Ano: 2008
Pagina: 387

Comentários