O Pistoleiro



"O homem de preto fugia pelo deserto e o pistoleiro ia atrás"

"Assim começa história de Roland de Gilead, o útimo pistoleiro, condenado a vagar par um mundo pós-apocaliptico m busca da lendária Torre Negra lugar mítico que contrala todo tempo e todo o espaço.
Roland é o protagonista deste primeiro dos sete volumes de A Torre Negra, obra mais ambiciosa do cultuado escritor norte-americano Stephen King. (...) A série foi descrita como "o mais longo romance popular de todos os tempos".
O Pistoleiro acompanha Roland em sua incansavel perseguição ao enigmático homem de preto na paisagem desértica, quase atemporal, de um mundo arruinado. Alcançar sua misteriosa nêmesis é apenas o primeiro passo rumo à Torre Negra, onde Roland espera que a rápida destruição de seu mundo possa ser interrompida, ou até mesmo revertida.
Enquanto o pistoleiro vai aos poucos descobrindo o que lhe reserva seu Ka - seu destino -, o leitor é arrebatado por este romance ao mesmo tempo realista e visionário, porta de entrada para um universo fantástico que cultiva uma legião de fãs ao redor do mundo.
Inspirado no universo imaginário de J.R.R. Tolkien, no poema épico do seculo XIX "Childe Roland à Torre Negra chegou" e repleta de referencias à cultura pop, às lendas arturianas e ao faroeste, A Torre Negra mistura ficção científica, fantasia e terror numa narrativa que forma um verdadeiro mosaico da cultura popular contemporanea.


Ganhei os dois primeiros volumes da Torre Negra, no amigo secreto da Travessa do Tranco, da querida JuM. Sinceramente não esperava isso, porém fiquei imensamente satisfeito.
Ainda não li o segundo livro, pois como não possuo as sequencias e nem quando as terei, prefiro "segurar" a vontade de lê-lo e depois ficar de mãos abanando...
Iria falar das minhas impressões do Pistoleiro, porém mudei de idéia ao ler um comentário na Devoradores de Livros que " A Torre Negra al´mde ser a (ou uma das) maior obra de King, é tambem um ponto de convergência de todos os seus livros". Como não sou profundo conhecedor da obra de Stephen King (só li um livro além do Pistoleiro e alguns filmes), prefiro me resginar em reproduzi os textos da contra capa do livro.

"O Pistoleiro apresenta ao leitor o fascinante persongem de Roland Deschain, o último descendente do clã de Gilead, e derradeiro representante de uma linhagem de implacaveis pistoleiros desaparecida desde que o mundo Médio, onde viviam, "seguir adiante". Para evitar a completa destruição desse mundo já vazio e morimbundo. Roland precisa alcançar a Torre negra, eixo do qual depende todo o tempo e todo o espaço. A Torre Negra é a obsessão de Roland seu Cálice Sagrado, sua única razão de viver.
O Pistoleiro acredita que um misterioso personagem a quem se refere como o homem de preto, conhece e pode revelar segredos capazes de ajudá-lo em sua busca pela Torre Negra, e por isso o persegue sem descanso. pelo caminho encontra pessoas que pertencem a Ka-tet - ou seja, cujo destino está ligado ao seu. Entre eles estão Alice, uma mulher que Roland encontra na desolada cidade de Tull, e Jack Chambers, um menino que foi transportado para o mundo de Roland depois de morrer em circunstâncias trágicas na Nova York de 1977.
Mas o pistoleiro não conseguirá chegar sozinho ao fim da jornada que lhe foi predestinada. Na verdade, sua aventura se estenderá para outros mundos muito além do Mundo Médio, levando-o a realidades que ele jamais sonhou existir.


SERVIÇO:
A Torre Negra: O pistoleiro, volume I
Autor: Stephn King
ISBN: 978-85-7302-603-0
Editora: Objetiva
Ano: 2004
Páginas: 221

Comentários