Depois do Funeral



Depois do Funeral é mais um romance policial da ótima Agatha Christie. Temos a boa e velha (nessa caso, velho mesmo) figura do detetive Hérculo Poirot, que é convidado po um velho amigo advogado para investigar misteriosas mortes na familia de um antigo cliente.
No caso em questão, o velho Richard Abernthie ao morrer deixa um testamento que benefecia por igual à todos os parentes. Porém, após o funeral sua irmã Cora sugere que Richard fora assassinado. O mal estar provocado por Cora resulta no seu assassinato alguns dias depois. Fazendo com que todos se tornem possiveis suspeitos, mesmo que a primeira vista não pareçam ser. Poirot é chamado para alémde descobrir o assassino, descobrir a ligação entrea as duas mortes.
Esse não é o melhor livro de Agatha e muito menos a melhor aventura de Poirot que desvenda tudo num toque de "inspiração". E apesar da massa cinzenta de Hercule Poirot funcionar acima do normal tem-se um conceito interessante nesse livro:

" - Outra coisa estranha - comentou Susan - é que às vezes você se vê inesperadamente num espelho e não sabe quem é. Parece apenas alguem vagamente familiar. E você diz para si mesmo: 'É alguem que conheço bastante...', e então, de repente, você percebe que é você mesmo.
George falou:
- Seria ainda mais complicado se você pudesse realmente se ver... e não uma imagem refletida num espelho.
- Por quê? - perguntou Rosamund, intrigada.
- Porque você nunca se vê, ninguém se vê, como aparece para as outras pessoas, sempre se vê num espelho... isto é... uma imagem invertida.
- E há alguma diferença?
- Oh, sim (...)"

Espero que quem ler, possa ver a sutileza do trecho! Além de ser a "chave" do mistério, pode ser que um dia seja o tema de algum outro post por aqui...


SERVIÇO
Depois do Funeral
Autor: Agatha Christie
Editora: Circulo do Livro
Ano: 1953
Pagina: 226

Comentários