Inanição (social)?

As pessoas da minha geração nasceram em um tempo de uma série de fim de mudanças. Crescemos em um mundo de estabelecimentos de novos valores. "Esquecimento" de antigos valores como honra, lealdade e coragem. Num mundo onde o errado é o que é certo, é muito mais facil falar que antigamente era melhor.

Alguns dias para trás enquanto descia a Rua Tupis para pegar meu onibus, ouvi gritos e correria. Dois homens haviam assaltando um senhor. E fugiam enquanto a vitima corria morra acima atrás dos mesmos.

Fato corriqueiro hoje em dia. Porém, o interessante da cena foi que mesmo aos gritos de "Pega ladrão", niguém se mecheu. Os caras correram livremente passando por várias pessoas, e só depois de trombar em uma mesa de bar quase no fim do quarteirão é que resolveram pegar um dos assaltantes.

Não sei o que aconteceu após a aglomeração se formar. Continuei meu caminho enquanto passava por várias pessoas que pararam o que faziam para lançar olhares curiosos; outros se perguntando se iam bater no assaltante; uns correndo para chegar mais próximo da confusão e alguns falando que tinha que bater mesmo...

Sinceramente me senti muito mal. Afinal, ninguém se moveu para pegar um dos assaltantes (inclusive), simplesmente o deixaram fugir por boa parte do caminho. Infelizmente essas mesmas pessoas observavam avidamente a desgraça alheia, se alimentado da mesma de uma maneira vergonhosa.

Porque ninguém fez nada? Onde estão a coragem das pessoas? E o bom senso? Dignidade? Ou a honra? Palavras talvez em desuso...

Mas, um lembrete pessoal: verborragia às vezes beira à hipocrisia!

Comentários