Uma vida vazia de esperanças

"Não consigo nem sempre ver as coisa com tanta lucidez, porém tem momentos que o lado racional funciona tão sintonizado com o emocional, que às vezes consigo realmente me ver. E a cada vez que isso acontece eu me surpreendo menos e fico satisfeito, ao mesmo tempo que triste, com o que vejo...

Acabo de sair de uma sessão dupla de cinema - adoro fazer isso - e vi o segundo filme esse ano que me fez ver o que eu sou atualmente... sessõs que deram a satisfação de assistir e o pesar de me assistir...

Confuso! Porém, O Curioso Caso de Benjamin Buton e Foi Apenas Am Sonho, me motraram o que eu venho me tornando dia após dia. Sou um pessoa só.

Sei que o tipo de solidão de Benjamim não é a minha - afinal, eu não nasci velho - porém a solidão de não poder se relacionar na medida que seu coração pede, é também a minha...

Estou preso a um tipo de vida que não me agrada do mesmo modo Frank (Leonardo DiCaprio), acreditando que ainda não descobri a minha vida, e fazendo as "escolhas certas" apenas por serem responsáveis...

Não creio no amor caso pueril de Benjamim Button (afinal esse filme é uma fábula moderna), mas num relacionamento com paixão/afinidades/conveniencias de Foi Apenas Um Sonho, nas quais certas escolhas levam à uma vida sem sentido...

"Uma vida vazia de esperanças"

Essa é a frase que resume Foi Apenas Um Sonho, dita por um personagem que saíra do hospicio, mas o unico a ver com clareza o quão mediocre nossas vidas podem se tornar, seja pelas escolhas erradas, seja pela comodidade ou simplesmente Medo!

Deus, eu tenho medo! Tenho medo da solidão. Tenho medo de viver sozinho por falta de opção, como já disse brilhantemente Hermila Guedes. Gosto de fazer certas coisas sozinho, mas ao mesmo tempo gosto das pessoas. E sei que minhas escolhas as vezes as afastam de mim... É quase impossivel viver com a consciência dos próprios problemas, dos próprios erros e a consequência dos mesmos. Porém ainda estou aqui. E não consigo descobrir como tornar isso melhor do que está.

Não sei em que depositar esperanças de um futuro melhor para mim. Afinal, o lunático do filme deixa bem claro: "é fácil ver a vida vazia, mas é preciso ter muita coragem para vê-la sem esperança." E mesmo sabendo, acreditando que o que me sustenta, o que me move são as pessoas de que gosto, isso não tem sido o suficiente. Amigos? O que são afinal? Já nem sei se os tenho... Saint Exupery disse: "tu te tornas eternamente responsavel por aquilo que cativas" ; acredito nisso e tenho tentado cumprir isso, mas não sinto que a reciproca têm-se aplicado a mim. E por isso tenho medo do que será..."

Comentários