Insensibilidade

Estava reparando no ônibus como o ser humano está mal acostumado no quesito relacionamento com as pessoas que não conhecem (ou mesmo com as que conhece).

Hoje em dia tudo está no automático. Um bom dia, um obrigado, muitas vezes as pessoas não está com a verdadeira vontade de perguntar se a pessoa se o outra esta bem... não temos, às vezes, o real desejo de 'desejar um bom dia'. Isso dá para ser observado em quase todo mundo.
Quando alguém obrigado, já se espera (mesmo que não mereça) ouvir um obrigado, - ou que a resposta possa ser outra. Um exemplo: dias atrás, voltando no 2151 segurando a mochila fui sentar, pedi licença para mulher que estava sentada no lado do corredor para que eu pudesse sentar na janela. Sem querer pisei no pé dela e logo pedi desculpas; e ela simplesmente disse: 'de nada', como se eu estivesse agradecendo (mas não eu estava! Estava era pedindo desculpas, ora!). Ou seja, resposta automática. O fato do ser humano não ouvir fez com que ela desse essa resposta automatica.

Isso para mim é algo sério, pois as pessoas não estão mais ouvindo umas as outras. Me faz lembrar uma agenda que ive na época do colégio, - naquela coisa de pedir aos colegas para escreverem na agenda - uma vez que Mayra escreveu (isso depois e ficarmos um ano e meio sem conversar - por culpa minha, é claro) , ela brinca com isso, de que as pessoas não querem saber realmente como você está, só querem que você responda "está tudo bem". E realmente a resposta "certa" quando se pergunta isso é o "sim", mesmo que a vida dela esteja toda ruim, esse sim é um sim automático e não um sim verdadeiro. Um exemplo: quando eu ainda trabalhava com o Marcelo, estava em uma escola (não me lembro qual) e me perguntaram "tudo bem?" e eu respondi "não". Sinceramente, a pessoa não percebeu a minha resposta e continuou a falar como se tivesse ouvido um sim, achei a coisa mais engraçada, só não vir pois ficaria estranho, mas é uma coisa, o fato das pessoas estarem insensíveis.

É triste! Penso que seria muito mais interessante se as pessoas diminuissem a concentração no próprio umbigo, para poderem observar mais, olhar em volta. E que quando desejar bom dia ou boa tarde, que seje de coração. Eu prefiro que chegue para mim e não diga bom dia, se essa for a tua vontade e necessidade. Mas que chegue falando bom dia com sinceridade, de coração. Que agradeça com sinceridade. Que responda o agradecimento, mas ouvindo quem fala. Que pergunte se está tudo bem, mas querendo realmente saber se esá tudo bem... E que ao responder a mesma pergunta, que o faça com sinceridade, sabendo que terá alguém que vai querer te ouvir.

A ação de ouvir, de olhar em volta é importante. Voltando a pergunta como vai; se um dia fizer a alguem e a resposta for sim mesmo não estando, você irá saber se vc estiver sensível a isso. Às vezes, as pessoas quando estão mal e respondem que está bem, querem desesperamente que alguem perceba a mentira e possa ajuda-la e dar um minuto de atenção - um minuto faz toda a diferença. Portanto, eu vejo que estamos criando um distanciamento nos relacionamentos e não estamos nos preocupando com as outras pessoas. E isso é desesperador, essa insensibilidade não é benéfica para o relacionamento humano.

E no mundo de hoje, essa falta de sensibilidade só prejudica não só as relações, mas também o individuo. Enfim, é necessario que as pessoas possam parar e 'olhar em volta', que pelo menos tentem não olhar tanto para o próprio umbigo, dar mais atenção para quem está a sua volta, ao seu lado... Lutar contra essa insensibilidade é necessário para tornar o mundo menos pior do que essa pasmaceira que se espalha por aí...

Comentários

Postar um comentário

Fala aí o que você tá pensando..