Laranja descascada

Uma coisa que eu nunca consegui fazer foi descascar laranja. Sempre achei incrível as pessoas que conseguiam fazer isso. Todas as vezes que tentei, eu sempre tirava casca demais deixando vários "machucados" na laranja o que inviabilizava chupa-la já que saía caldo para tudo quanto é lado. Desde então sempre cortei a laranja em 4 partes, ou tirava toda a casca e chupava por gomos, ou não descascava e abria um furo e chupava acima mesmo... em resumo nunca descasquei uma laranja e claro que depois que você fica mais velho ninguém faz isso para você...

De toda a maneira, no último fim de semana resolvi pegar a faca e descascar - já sabendo que tinha tudo para dar errado, nem me preocupei - e por incrível que pareça eu consegui descascá-la perfeitamente, sem nenhum machucado! Achei isso incrível... fiquei um tempão olhando para ela e rindo ao pensar que nunca pareceu tão simples e fácil fazer aquilo.

Enquanto chupava a laranja, deixei os pensamentos voarem para uma espécie de "métafora da laranja descascada". Nunca havia conseguido descascar uma laranaja (assim como várias coisas na vida), quando se consegue fazer pela primeira vez, percebe-se que como é simples: basta apenas paciência (para apreender mesmo que demore), persistência (já que nem sempre se consegue nas primeiras tentativas), calma e cuidado (para não machucar e acabar com o 'trabalho'), sensibilidade (para saber até onde cortar) e persistência (para não desistir na primeira vez que der errado).

Enfim, essas coisas ajudam a descascar uma laranja, elas também são as mesmas coisas que ajudam à resolver várias "pendengas" da vida (e eu precisando um bocado disso). E da mesma forma que agora descasco uma laranja todo o dia, eu também vou tentando resolver os problemas...

Comentários