O Mar de Monstros



“Em uma façanha digna de seus heróis, Riordan tramou uma sequência ainda mais atraentes que O Ladrão de Raios”

Publishers Weekly



 
“Esta mistura inteligente de mitologia grega com personagens adolescente contemporâneos, em uma aventura repleta de ação, trará ainda mais leitores para série de Rick Riordan.”

Boklist


O modo com ele disse um nome deu um frio na espinha. Ninguém me chamava de Perseu, a não seu aqueles que conheciam minha verdadeira identidade. Amigos... e inimigos.

O ano de Percy Jackson foi surpreendentemente calmo. Nenhum monstro que colocasse os pés no campus de sua escola, nenhum acidente esquisito, nenhuma briga em sala de aula. Mas quando um inocente jogo de queimado entre ele e seus colegas torna-se uma disputa mortal contra um tenebrosa gangue de gigantes canibais, as coisas ficam, digamos, feias. E a inesperada chegada de sua amiga Annabeth trás outras más noticias: as fronteiras mágicas que protegem o Acampamento Meio-Sangue foram envenenadas por um inimigo misterioso, e, a menos que um antídoto seja encontrado, o único porto seguro dos semideuses será destruído.
Nesta vibrante e divertidíssima continuação da série iniciada com o Ladrão de Raios, Percy e seus amigos precisam se aventurar no Mar de Monstros para salvar o acampamento dos meios-sangues. Antes, porém, nosso herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família – algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição


“Esta excelente continuação da série deve conquistar uma nova legião de fãs.”
Revista Child




RESENHA DO SITE: Ambrosia.
As continuações sempre são melhores para mim, não há aquela "preocupação" em  apresentar os personagens principais, uma vez que todos já são conhecidos. Assim a história já pode começar direto na ação e, a continuação das aventuras de Percy Jackson (iniciada em O Ladrão de Raios) começa dessa maneira, mantendo  nível de ação até a última página do livro.
Em O Mar de Monstros, Rick Riordan faz várias referências a personagens mitológicos como Tântalo, Caríbidis, Circe, Polifemo entre outros, e o autor adapta todos os personagens mitológicos no presente de maneira muito interessante.
Nesse capítulo, Thalia, a árvore que protege o Acampamento Meio-Sangue e reforça suas defesas foi envenenada e graças a isso Quíron é demitido e quem assume o cargo de diretor de atividades do Acampamento é Tântalo, o espírito dos campos de punição, condenando à fome e à sede por toda a eternidade.
A solução para o envenenamento de Thalia é o Velocino de Ouro, que foi descoberto por Grover, quando este estava em sua jornada em busca de Pan. Assim, Percy e sua amiga Annabeth Chase, filha da deusa Atena, precisam salvar o amigo sátiro que está como prisioneiro de um ciclope malvado e resgatar o Velocino.
Em pela viagem Percy e seus amigos cruzam como vários personagens mitológicos e algumas divindades, como Hermes, além de descobrir que seu novo amigo Tyson é seu meio irmão e um ciclope - já que os ciclopes são filhos de Poseidon com espíritos da natureza.
Riordan faz com este capítulo das aventuras de Percy se torne a sua Odisséia, uma vez que é recheado de referências a obra de Homero, principalmente com relação ao encontro com Circe, que na obra de Riordan é dona de um spa na ilha onde transforma os homens em porquinhos da Índia. O mais engraçado que ao ler esta passagem no livro, veio a mente a imagem de Tyra Banks, a apresentadora do America's Nest Top Model como a feiticeira Circe, principalmente no seu tratamento com Annabeth.
O livro consegue manter o mesmo nível do primeiro, mas tenho tendência a preferir as continuações como mencionei no início do artigo. O Mar de Monstros consegue manter a ação em ritmo frenético em alguns capítulos e  o único problema é o livro é ser menor, quando comparado ao Ladrão de Raios.
Vale mencionar que o final do livro é surpreendente, na última linha (não é último capítulo, nem último parágrafo, é última linha!) temos uma revelação bombástica e só teremos os desdobramentos dela no terceiro livro, A Maldição do Titã. Os fãs curiosos e ansiosos irão roer as unhas com a espera.
Ficou curioso? Para saber tal revelação basta comprar o livro da editora Intrínseca pelo submarino ou por outro meio desejado. Ah sim, em breve também uma surpresa aqui mesmo no Ambrosia.



 
“Uma aventura segue-se a outra com um ritmo veloz, e mesmo os leitores que têm apenas conhecimento superficial da Odisséia vão se divertir com esta nova abordagem de conhecidas historias da Grécia antiga.”

School Library Journal

(eu sei que a resenha não é minha, mas perdi muito tempo navegando atrás de outras coisas sobre Os Olimpianos e achei o segundo trailer do filme sobre o primeiro livro com previsão de estreia para fevereiro de 2010)




SERVIÇO
O Mar de Monstros (Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Dois)
Autor: Rick Riordan
ISBN: 978-85-98078-44-1
Editora: Intrinsica
Ano: 2009
Pagina: 286

Comentários