O Senhores do Arco

"SOU A TERRA E OS OSSOS DOS MORROS.
SOU O INVERNO."






"Temujin dos lobos se tornou Gêngis Khan, um homem que deve unir as tribos divididas pela guerra no Oriente. Seu objetivo é criar uma nova nação nas planícies e montanhas ermas da Mongólia. Um nascimento sangrento que deixará de joelhos um continente.

Durante milhares de anos seu povo foi mantido isolado pelo império jin, uma terra de enorme riqueza e números exércitos. Seus guerreiros tem apenas o arco, o cavalo e a disciplina férrea, nascido de uma terra de gelo, fome e morte. Muralhas de pedras se erguem acima dos cavalheiros mongóis, e Gêngis deve derrotar o antigo inimigo ou ver seu povo disperso e seus sonhos despedaçados.

Além de combater o inimigo ancestral, ele deve reconciliar os grupos descontentes com seus generais, mediar entre seus irmãos ambiciosos e lidar com as próprias emoções ao ver os filhos crescendo. O jovem guerreiro se torna um comandante militar vitorios: agora deve elevar seu povo à grandeza.

Os Senhores do Arco é um épico fascinante, a narrativa de um historia extraordinária. Gengis Khan continua no poder enquanto amadurece, deixando de ser o menino de O Lobo das Planícies para se tornar o conquistador de nações."

Foi com grande ansiedade que li o meu exemplar dOs Senhores do Arco.  A leitura de O Lobo das Planicies foi de tirar o folego. Enquanto no primeiro volume vemos Gengis Khan se tornando homem e conquistando força, poder e respeitando. Nesse segundo volume já o encontramos na preparação para seus sonhos, tendo todos as tribos luntando sob sua bandeira o livro se inicia com a ultima tribo das planicies jurando lealdade à Gêngis enquanto o mesmo prepara a invasão e conquista do Jins (atual China).
Em comparação ao primeiro livro temos um leitura menos catártica, mas nem por isso menos intensa! Aqui podemos nos deparar com vários fatos interessantes: como o grau de desenvolvimento dos dois povos; as diferenças entre as estrategias militares; o modo como os mongóis conseguiram reverter a desvantagem tecnica e quantitativa em relação ao exercito inimigo. Ao mesmo tempo que podemos ver como certos conflitos acontecidos no primeiro volume passam  ter grande peso emocional ao grande Khan (a legitimidade do seu filho primogênito) e a formação do seu próprio código de leis.
Mas uma vez, Conn Iggulden aparado pelo texto  The Secret History of the Mongols (que parece ser o registro mas completo sobre Gêngis Khan, feito pelo chineses), nos proporciona a sensação de poder assistir  de maneira privilegiada a ascenção Mongol e derrota do grande império Jin. Restando apenas aguardar o terceiro volume da série para podermos vivenciar as novas conquistas do Grande Khan (é, ou fã desse autor mesmo!)



"Conn Iggulden tornou-se mundialmente conhecido com a série O Imperador, na qual recria a vida do grande Julio César. Os Senhores do Arco é o segundo volume de O Conquistador, série que reconstrói a saga de Gêngis Khan e de seus descendentes; uma história épica trazida à vida de modo brilhante."

"Ele conquistou a liderança de seu povo. Até hoje, é considerado o pai da nação.
Estendeu o Império Mongol em direção a China, a Coréia e ao iraque. Dominando
uma área duas vezes maior que a do Império Romano. Seu nome é GÊNGIS KHAN, o supremo soberano."


Serviço:
O Imperador: Os Senhores do Arco
Autor: Con Iggulden
ISBN: 978-85-01-08243-5
Editora: Record
Ano: 2009
Páginas: 418





"Tem-se a impressão de estar diante de um blockbuster... Leia antes de Hollywood levá-lo às telas"
Daily Express

Comentários