A Cura

Acabo de assistir a série A Cura, feita pela Rede Globo e transmitida entre agosto de outubro de 2010, 
que conta a história do Dimas (vivido pelo ótimo Selton Mellon), que volta a Diamantina, sua cidade natal, após se tornar médico. Decidido a recomeçar a sua vida na cidade trabalhando no único hospital local, ele é obrigado a enfrentar o conflito que surge após sua volta, já que quando criança fora acusado de matar um amigo e mesmo que tal crime não tenha sido comprovado (nem ele mesmo sabe se o cometeu) ele  cresceu carregando a fama de assassino além de ter passado por tratamento psiquiátrico.

Logo ele descobre ter o poder de curar as pessoas não utilizando da medicina convencional. Tal fato atrai o medo e a ira da cidade que logo o associa  a outro médico (Dr. Otto) que décadas antes aparecera também com o poder da Cura, mas que fora acusado de vários crimes, tendo aparecido morto no fim. Além disso, existe uma trama paralela que corre em 1766 centrado no personagem Silvério (Carmo Dalla Vecchia), cujo o mistério guarda extrema relação com acontecimentos na vida de Dimas.


Todo mundo sabe do poder que a Globo tem de realizar séries com caras de novela das 8 (essas de qualidade mais do que reconhecida internacionalmente), mas está série de longe possui uma qualidade muito superior em relação a outras do gênero que a emissora carioca vem produzindo, se aproximando em muito com que é feito em terras norte-americanas. E isso se deve a vários fatores.

A Cura se baseia em dois pilares: o suspense e o sobrenatural.

Suspense, pois essa é uma série policial, onde um mistério tem urgência de ser desvendado: Quem é Dimas? Um curandeiro? Um charlatão? Um louco? Possui o poder da Cura? O que o ano de 1766 tem de haver com uma história que se passa nos dias de hoje? E mais uma série de outros questionamentos que aparecem no decorrer dos episódios.

E sobrenatural. Pois lida com a questão do Curandeirismo,  do karma e do que está além do poder da ciência. E aqui eu nego peça de que está é uma série sobre o espiritismo; sim ela pode ter elementos que se referem a religião, mas de forma alguma a série é sobre O espíristimo. A compreenção dessa diferença nos deixa aberto à um maior número de interpretações sobre a história. A combinação do suspense e o sobrenatural, aliados ao ótimo roteiro de João Emanuel Carneiro e Marcos Bernstein são o ponto alto da série.

É de se dar o parabéns da história ter sido filmada inteiramente na cidade de Diamantina. Primeiro por sairmos do eixo Rio-São Paulo, e segundo por privilegiar o que Minas tem de melhor as belezas naturais e históricas e a fala dos mineiros, que segundo o diretor Ricardo Waddington, possuimos uma "musicalidade, no seu jeito único de falar". Para isso é um usado um elenco majoritariamente mineiro, do elenco principal  principal, por exemplo Selton Melo e Andreia Horta são de Minas Gerais. Essa decisão nos dá oportunidade de ouvir aquele gostoso "uai" sem ser forçado ou aquela conversa ja diminuta "procês vê".

Falando do elenco além dá ótima atuação de Selton Melo; é de se destacar a participação de Inês Peixoto, ja muita conhecida do nosso teatro, além algumas ótimas participações na TV e algumas boas parcerias com o grupo Galpão; Carmo Dalla Vecchia, assustadoramente apaixonante a sua atuação no papel de Silvério; Juca Oliveira no tom certo do misterioso Otto e Eunice Braulio, no papel da fofoqueira Nonoca, céus! nunca senti uma produção com uma cara tão de Minas assim, a dona Nonoca me fez rir em todos os episódios.

A produção teve um cuidado muito grande com a caracterização dos personagens e na composição dos cenários. Também foi usada câmeras utilizadas no cinema resultando numa captação de imagens com maior qualidade.

A Cura ao se calcar no universo de um curandeiro associado ao mesticismo, crenças brasileiras, além da história  e tradição mineiras faz com que a série ja se torne referencia. Tendo em vista a pouca tradição brasileira em BOAS histórias de ficção sobrenatural ou de fantasia (digo isso para as grandes produções, ja que o pessoal do curta metragem taí com boas histórias para nos premiar). Alem de me deixar a certeza, após o ultimo episódio, de que teremos uma segunda temporada em 2011...


Para quem perdeu a série (recomendo assistir) pode encontrar mais detalhes no site: 

http://mapa.acura.globo.com/

E encontrar os episódios na integra no Youtube:

http://www.youtube.com/user/canalhdbr#grid/user/0307141E3ADBAAEB

Comentários

  1. A série mais perfeita que já vi na Globo!! Concordo com o que você falou, em especial o fato sensacional de ter sido gravada na bela Diamantina. Além das nossas montanhas maravilhosas com toda aquela arquitetura de "casinhas", ainda tem o sotaque! E o jeito do povo!! Adoro a "mineiridade"...e sim, acho que uma das coisas que mais gostei nessa série foi ver meu povo lá, falando daquele "jeitim" que só a gente sabe, fofocando a vida alheia de um jeito único e oferecendo um "cafezim" pra ninguém que bater na porta sentir necessidade ou ter do que reclamar ;p. Por fim, recomendo também! Mesmo aos não-mineiros. Que se preparem para uma série sombria, instigante e muito, muito bem feita!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fala aí o que você tá pensando..