Série Presentes: Berlim - AlexanderPlatz

Meu carnaval de 2009 foi um tanto quanto peculiar. Marcado pelo "autismo por opção", eu fui atraído durante uma semana inteira para assistir o filme (que na verdade é uma série de TV alemã) em 13 parte e um epílogo Berlim - Alexanderplatz.


O LIVRO (Eu já comprei!)

Berlin Alexanderplatz é um romance de Alfred Döblin publicado em 1929. A história diz respeito a um criminoso de pouco tempo, Franz Biberkopf, recentemente saído da prisão, que está atraído pelo submundo. Quando seu mentor criminal assassina a prostituta com a qual Biberkopf conta como âncora, ele percebe que será incapaz de se livrar do submundo no qual ele penetrou.
O romance se desenvolve na classe operária de Alexanderplatz, distrito da Berlin de 1920. Seu estilo de narrativa é reminiscente de James Joyce - na verdade, Döblin já tinha terminado o trabalho quando ele leu Ulisses, obra que inspirou-o a reescrever radicalmente seu próprio livro. É contado de muitos pontos de vistas , e utiliza-se de efeitos sonoros, artigos de jornais, músicas, discursos e outros livros para por o enredo a frente. O romance foi adaptado duas vezes para o cinema, a primeira em um filme chamado Berlin - Alezanderplatz, em 1931. Döblin trabalhou na adaptação, junto de Karl Heinz Martin e Hans Wilhelm. Foi dirigido por Piel Jutzi, e estrelado por Heinrich George, Maria Bard, Margarete Schlegel, Bernhard Minetti, Gerhard Bienert, Albert Florath e Paul Westermeier. A segunda adaptação foi uma série de televisão realizada por Rainer Werner Fassbinder. Lançado em 1980, tinha ao todo duração de 15 horas e meia, e é considerada por muitos como sua magnum opus.


(Não me pergunte de onde eu tirei esse texto)

A SÉRIE DE TV (ESSE EU ACEITO DE PRESENTE!!!)

Berlin Alexanderplatz, originalmente transmitido em 1980, é uma minissérie de televisão adaptada e dirigida por Rainer Werner Fassbinder do romance de mesmo nome escrito por Alfred Döblin, tendo no elenco Günter Lamprecht, Hanna Schygulla, Barbara Sukowa, Elisabeth Trissenaar e Gottfried John. A série completa tem 15 horas e meia de duração.

Em 1983, foi lançada teatralmente nos Estado Unidos e agrupou seguidores cults. Subseqüencialmente, foi lançada em VHS e transmitida na PBS e então na rede de televisão Bravo (pertencente à NBC Universal) mas tem sido raramente vista desde então. Começando em 2006, a série esteve sob restauração e remasterização. Berlin Alexanderplatz: Remasterizado recebeu sua mundial em 9 de fevereiro de 2007 no Festival de Berlin no qual os episódios 1 e 2 foram exibidos. A série completa foi exibida em 11 de fevereiro em cinco partes. Uma série de DVDs contendo material adicional foi lançado na Alemanha em 10 de fevereiro e será lançada na América através da Critérion Collection antes do final do ano.

Comentários

Postar um comentário

Fala aí o que você tá pensando..