Sorte? Será mesmo...?



"Nascido na Croácia, Selak teve uma vida incrível. Escapou da morte 7 vezes, ao se envolver em acidentes graves a bordo de aviões, trens, carros e ônibus. Mas sobreviveu a todos - e acabou ganhando uma fortuna na loteria. Selak ficou conhecido na Europa como "o homem mais sortudo do mundo". Na mais espetacular das disputas contra a morte, em 1963, o croata estava voando em um avião. De repente, uma porta abriu sozinha. Os passageiros foram ejetados e despencaram para a morte. Dezenove deles morreram. Frank? Caiu bem em cima de uma pilha de feno, e se salvou. 
Mas, provando que sorte sempre é uma questão de interpretação, o croata se achava um azarado. "Nunca pensei que eu era sortudo por ter sobrevivido. Eu achava que era azarado de estar envolvido nos acidentes", disse a um jornal britânico. Trinta anos depois, ele ganhou na loteria, comprou uma ilha privada e viveu com luxo por anos. Até que percebeu que o dinheiro não lhe trazia felicidade e decidiu doar tudo, vender a mansão e se mudar para uma residência modesta com a quinta esposa. Selak só começou a se considerar sortudo depois de conhecer a mulher atual. "Todos os outros casamentos foram desastres", disse.

Outra história ajuda a mostrar como o que interessa não é ganhar ou perder, mas o modo como encaramos os fatos. No início deste ano, os moradores da vila de Sodeto, na Espanha, fizeram um bolão para jogar numa espécie de Mega-Sena acumulada, o maior prêmio da loteria espanhola. Um membro de uma associação local bateu em cada uma das 70 casas do vilarejo para vender os tíquetes. E, para sorte geral, todos os 250 moradores ganharam na loteria. Exceto Costis Mitsotakis. O funcionário havia esquecido de oferecer o bolão para ele. De uma hora para outra, todos os conhecidos de Mitsotakis estavam ricos, menos ele. Mas o grego, que estava tentando vender um terreno, sem sucesso, percebeu que a riqueza dos vizinhos podia lhe beneficiar. Logo recebeu duas propostas. Transformou o azar em sorte.
O que é o mesmo que dizer que você pode conhecer a pessoa da sua vida porque perdeu um voo - ou perdê-la porque conseguiu embarcar no avião e ela não. Então, da próxima vez que você der de cara com um embarque encerrado, pegar uma fila, tropeçar na rua ou se deparar com algum contratempo que pareça azar, lembre-se: pode ser seu dia de sorte."  Texto completo aqui: Superinteressante

Não há muito o que falar sobre né? A internet é cheia de artigos falando que devemos encarar os fatos de maneira positiva. As livrarias estão cheias de livros que nos ensinam a ter pensamento positivo. Tem até filme... (afinal, alguém acha que o autor de O Segredo está pobre?).

É tão incrível essas teorias, que faz pensar porque tem tanta gente ferrada se o modo "correto" de agir é tão acessível? 

Já li uma pesquisa (não tenho a fonte) que as pessoas negativas são mais felizes pois elas criam uma certa resistência as decepções. Sei lá se isso esta certo, mas quando lemos o artigo acima, vemos que o camarada que sobreviveu a morte tantas vezes se considerava azarado!!! Mas acredito (baseado no artigo) que ele era feliz, pois ele sempre seguia em frente, sempre em busca de estar bem consigo mesmo. Incrível de tão simples... acho que por isso gosto de ver essas histórias...


Comentários