A Guerra dos Tronos da Política Brasileira

Talvez você seja mais um desgostoso com a política brasileira, mas antes de compartilhar qualquer bobagem no Facebook com os dizeres “10 anos de desmando do PT só poderiam dar nisso!”, vale compreender um pouco melhor o cenário do nosso Planalto. Brainstorm 9
Para aqueles que já tiveram contato com a série Guerra dos Tronos, escrita por George R. R. Martin - seja lendo os livros ou assistindo a série adaptada pela HBO - já tem uma ideia do mundo de intrigas e rivalidades entre as diversas Casa pela disputa pelo Trono de Ferro.

Inspirado na franquia, o site Duas Verdades, com a premissa de ouvir todos os lados e apresentar duas histórias simples, diretas e prontas para que se entenda visualmente os dois pontos de vista, publicou o infográfico (clique na imagem para ver completo) A Guerra dos Tronos da Política Brasileira, onde é possível ter um retrato do atual cenário político nacional e suas diversas disputas e possíveis alianças pelo poder.

Antes que militantes partidários ou de rede social atirem a primeira pedra, analisem com calma este mapa e estudem sobre os envolvidos, pois assim como na série fictícia todos tem sem o seu lado positivo e seus segredos escusos. A única coisa que os une é o desejo do poder. Afinal, se o Winter (not) Is Coming, as eleições de 2014 estão logo ai...

A única diferença relevante em relação a série Guerra dos Tronos é que no jogo político nacional ninguém (ainda) perdeu a cabeça na disputa pelo poder. O que Ned Stark faria?


p.s: o blog Rodape do Horizonte, em 2011 tinha feito uma análise dos partidos políticos brasileiros também baseada na série.Vale a leitura.

Comentários