Fortaleza Digital




"Fortaleza Digital o melhor e mais realistico suspense tecnologico lançado em muitos anos. A habilidade de Dan Brown para tratar do conflito entre as liberdades individuais e as qustões de segurança nacional é impressionante... Impossivel não ficar arrepiado a cada página"
The Midwest Book Review

"Antes de estourar no mundo inteiro com o Código da Vinci, Dan Brown já demonstrava um talento singular como contador de historias o seu primeiro livro, Fortaleza Digital, lançado em 1998 nos Estados Unidos.
Muitos ingredientes quem anos depois, fariam com que o autor fosse reconhecido como um novo mestre dos livros de ação suspense, já estavam presentes no seu romance de estréia; a narrativa rápida, a trama repleta de reviravoltas que prendem o leitor da primeira a ultima pagina e o fascinio exercido por códigos secretos, criptografia e enigmas misteriosos.
Em Fortaleza Digital, Brown mergulha no intrigante universo dos serviços de informação ambienta sua história na ultra-secreta e multibilionaria NSA a Agencia de Segurança Naciona americana, mais poderosa do que a CIA ou qualquer outra organização de inteligência do mundo.
Quando o supercomputador da NSA, até então considerado arma invencivel para decodifcar mensagens terroristas pela internet, se depara com um novo codigo qu não pode ser quebrado, a agencia recorre à sua mais brilhante criptógafa, a bela matematica Susan Fletcher.
Presa numa teia de segredos mentiras, sem saber em quem confiar, Susan precisa encontrar a chave do engenhoso código para evitar o maior desastre da história da inteligência americana e para salvar a sua vida e do homem quem ama"

Esse foi o primeiro livro que li em 2009. Logo no primeiro dia do ano. Estaa cansado por estar a muitas horas e dias lendo e estudando (ou tentando operar um milagre) para a UFMG. Lembro que comecei a ler esse livro por volta da 1ª hora hora do dia primeiro para poder descansar a mente - livro que estava parado na estante há meses (já qu e só o comprei para não pagar o frete na compra d'As Crônicas de Nárnia)
Dan Brown é um escritor de policial/suspense que mas vende atuamente. Seus quatro livros são bst sellers. E apesar de continuar tendo Agatha Christie como a minha escritora policial predileta, eu gosto do Dan Brown.
Muitos do que criticam o autor (boa parte sem ler nenhuma obra, infelizmente), o fazem mais pelo fato dele ter tocado em assuntos religiosos polêmicos do que pela qualidade de suas obras. Já havia lido o Código Da Vinci (que rendeu um filme muito aquém do esperado) e Anjos e Demonios (cujo o filme estreou essa semana), portanto não me surprendi negativamente com o que vi em Fortaleza Digital. Até gostei do resultado.
Para mim, Brown tem algumas "sacadas" interessantes que nos fazem ficar presos ao livro:
- logo nas primeiras paginas alguem morre de forma misteriosa - apartir daí já está instalada o embrião da curiosidade;
- ao longo da historia, principamente na segunda metade do livro quando se aproxima do climax, sempre há uma ou duas reviravolta na historia;
- sempre há pelo menos uma história paralela à principal - e que vão se alternando (e é aí que está o maior mote de Dan Brown) em capítulos curtos (em torno de 3 ou 4 paginas), o qu dá uma maior dinamica na leitura;
- o fato de Brown utilizar de conceitos, instituições ou entidades de modo livre; convertendos subvertendo ao seu bel prazer para que as mesmas sirvam a historia, não se fiando necessariamente na fidelidade do mundo real.
Enfim, para quem gosta de um bom thriller policial, acho que é possivel passar bons momentos de leitura em companhia da bela e inteligente Susan Fletcher




SERVIÇO
Fortaleza Digital
Autor: Dan Brown
ISBN: 978-85-99296-20-2
Editora: Sextante
Ano: 2008
Página: 297


Comentários