Livros que li em 2008

Ano passado li 26 livros - média de 2,17 por mês - 6 livros a mais da minha meta anual. Uma lista um pouco heterogênea, e que não vou destacar o melhor, já que cada um produziu um sentimento diferente e também possuem importâncias distintas...


Comecei o ano com "Alice no País dos espelhos", continuação de Lewis Carrol para Alice no país das maravilhas - vale muito a pena ler (principalmente os adultos!); "Jesus - O maior psicólogo que já existiu", mas um livro de psicologia/auto-ajuda que se você tiver a capacidade de abstração ´sempre valioso - conceito que vale para "As Valquirias" de Paulo Coelho.

Enfim li "O Silmarillion", acrescendo um pouco mais de peças no maravilhoso universo de Tolkien.

Falando em universo, li de uma única vez todos os 7 livros da saga "Harry Potter", muitíssimo bom rele-los, vale sempre a pena! Além de "As Crônicas de Nárnia", que com muita calma li e pude me apaixonar pela criação de Lewis.

E já quase esquecendo: "Fronteiras do Universo: A Bússola Dourada", o primeiro livro da série de Philip Pulmmam, que acrescenta interessantíssimos nesse caldeirão que é o gênero de fantasia.

Teve ficção cientifica com o non sense "Guia do Mochileiro das Galáxias" e "Viagem ao Centro da Terra", que após lê-lo tive a certeza que o ultimo filme fez certo em apenas se "inspirar na obra de Verne".

O que o vestibular não faz com a gente? Contra todas as expectativas passei para a segunda etapa da UFMG e tive que ler: "O Auto da Compadecida", "São Bernardo", "A Alma Encatadora das Ruas", "O Conto da Mulher Brasileira" e "Meus Poemas Preferidos"; todos bons. E hoje como aluno de lá recomendo "São Bernardo" e "A Alma Encantadora das Ruas", além de "Meus Poemas Preferidos".

"Tomografia Computadorizada: Tecnologias e Aplicações", apesar de ser um livro técnico, escrito por um professor que tive na Radiologia, é de um extrema importância para mim, pois além da qualidade da publicação, me ajudou a acelerar decisões importantíssimas na minha vida.

Tem até músico escrevendo livro: Fernanda Takai reuniu algumas das suas belíssimas crônicas em "Nunca Subestime Uma Mulherzinha" e Humberto Gessinger (nem preciso falar o quanto gosto de EngHaw) escrevendo para crianças em "Meu Pequeno Gremista", livro este que tenho autografado.

E fechando a conta: "Felino Selvagem Psicopata Homicida - Volume 2", com tiras de Calvin e Haroldo, comprado à um ótimo preço na Bienal do Livro; "Na Natureza Selvagem" obra de Jon KraKrauer que deu origem ao filme e conta a historia real do jovem Cris McCadless - historia apaixonante que m fez ir atrás de tudo (filme , trilha sonora) e "O Lobo das Planícies," primeiro livro da saga O Conquistador, que conta a história de Gêngis khan, escrito por Conn Iggulden - autor que virei fã e só não tenho sua obra completa, pois o bolso não permite!

Enfim apesar do gênero fantasia dominar, tem livros muito bons por aqui... E se for para recomendar algum, fico com O Lobo das Planícies de Conn Iggulden.

Comentários