Fui ver no cinema em 2008


Abaixo segue a relação dos filmes que fui no cinema no ano passado:


São 34 filmes. Média de 2,8 por mês (0,8 acima do esperado). Alguns bons, outros nem tanto; por isso preferi colocar a lista no ordem (decrescente) assistida, já que sei que seria muito trabalhoso usar qualquer outro critério. Mas vou tentar fazer um apanhado geral.
O meu predileto de longe foi "Na Natureza Selvagem", filme que ficou seis meses em cartaz e que junto com "Batman: Cavaleiro das Trevas" foram os únicos que assisti duas vezes no cinema. Destaque ao diretor Sean Penn e ao falecido Heth Leadger.
Um bom ano para os super-herois, além do já citado Batman, o perfeito "Homem de Ferro" (que teve otima atuação de Robert Downey Jr.) "O Incrível Hulk" (corrigindo o erro de percusso de Ang Lee), além de "Hellboy II: O Exército Dourado".
Bons musicais, com o "Sweeney Toddy: O Barbeiro Demoniaco da Rua Fleet" (com Johnny Deppy convencendo tambem como cantor); o "Across The Universe" (uma ótima homenagem aos Beatles).
Não faltou adaptações de livros também: "O Caçador de Pipas" (belíssimas imagens, mas o livro é melhor); "Meu Nome Não é Johnny" (Selton Melo arrasa!); "As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian" (raro caso que o filme supera o livro); "Viagem Ao Centro Da Terra" (tudo bem que não chega aos pés do Verne escreveu, mas esse não era o objetivo mesmo) e "Ensaio Sobre a Cegueira" (ótimo filme comandados por brasileiros, mas com roupagem internacional, que convenceu até o Saramago).
É sempre bom ver o ganhador do Oscar - "Onde Os Fracos Não Tem Vez" - antes dele ganhar a estatueta de melhor filme.
Filmes que renderam boas trilhas sonoras: "Juno", "Across The Universe" e "Na Natureza Selvagem".
Não podia faltar filmes nacionais: o já citado "Meu Nome Não é Johnny", a otima volta de Zé do Caixão em "A Encarnação do Demonio"; o impactante (e importante) filme do Bruno Barreto, "Ultima Parada: 174"; o fraquinho "Entre Lençois"; "Feliz Natal", com Selton Melo debutando como diretor e "Fronteira".
E é claro, os retornos em alto estilo de "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" e "A Múmia: A Tumba do Imperador Dragão".
Não deixei de ir em festivais e mostras. Primeiro o "10° Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte", cuja a programação foi de alto nivel. Depois a "Mostra de Cinema Japonês" com "Homem Andando na Neve" e "Tabu" (que me deixou uma otima impressão). A estréia da "Mostra Cine BH", onde revi o perfeito "O Cheiro do Ralo" e sai muito feliz com "Alma Corsaria". a "Mostra de Cinema Espanhol Atual" teve o gaucho "Houve Uma Vez Dois Verões" e o profundo "AzulEscuroQuasePreto". Além da ótima iniciativa da Petrobrás com o "Curta às Seis" - isso porque eu não fui em todos os festivais que teve...
Não faltou os momentos altistas/cults com a comédia francesa "Amar... Não Tem Preço"; o retrato da historia que se controi no israelense "Lemmon Tree" e o belga "O Silêncio de Lorna" que recebeu ótima críticas em festivais pelo mundo.
Antes que me esqueça de algum, teve também "10.000 AC" superprodução muito mal tratada nos cinemas daqui, feito pelos mesmos caras de O Dia Depois de Amanhã. E "Rede de Mentiras", que apesar de ser o ultimo do ano, é com certeza um dos meus prediletos de 2008, com a brilhante atuação de Leonardo Di Caprio.
Enfim, fica impossivel fazer uma lista dos melhores - principalmente numa lista tão heterogênea - mas tenho os prediletos e se alguém quiser consultar posso escolher um ou dois dependendo do objetivo do freguês...

Comentários